Thursday, October 13, 2005

...

"Há duas tragédias na vida: uma a de não satisfazermos os nossos desejos, a outra a de os satisfazermos"

Wilde , Oscar
in Citador

7 Comments:

Blogger CLÁUDIA said...

Esse grande Senhor e as suas grandes citações dão sempre pano para mangas. E é quase impossível ficar-se indiferente às verdades que afirmava com tamanha simplicidade...

"Cada um de nós traz em si o Céu e o Inferno." Uma das minhas favoritas...

Beijo ***

12:11 AM  
Blogger reverse said...

Cláudia:
Essa também dá para muita conversa.
Bigada pela visita.
Bjs.

1:28 AM  
Blogger noiseformind said...

Como homossexual, e como fundador do cinismo homossexual moderno ; ) Oscar Wilde tinha uma posição muito confortável em relação ás relações de homens e mulheres. Como não suportava as mulheres na sua intimidade criava longas órbitas que lhe permitiam mostrar a inacessibilidade destas, um pouco como Lord Byron tinha já feito. Além disso provurava justificar os fundamentos hipócritas do casamento, tentando fazer uma destituição total do afecto presente neles. Já um homossexual antes dele o tinha feito com uma das mais lapidares frases sobre o casamento, que ainda perdura: Kant com o seu "o casamento é um contrato entre dois sexos". o cinismo homossexual ainda hoje é uma corrente de fortíssimas tiradas em relação ao mundo heterossexual reversezinha, como por exemplo a ideia, tb de Wilde, de que

Entre homens e mulheres não pode existir amizade.
Pode existir paixão, ódio, amor, devoção mas nunca
amizade.

Claro que como é óbvio com isto Wilde queria dizer que entre homens podia existir amizade e portanto a relação entre homens podia ser muito mais complementar pois a amizade permitia manter as individualidadades. Aliás. penso que Wilde nunca conheceu as mulheres, falou sempre delas como uma turba mais ou menos coquette, mais ou menos encantada ao espelho, mais ou menos vaga e sem outras motivações que não fossem a beleza e a maternidade. Desta forma valorizava-se a si próprio como homem, claro ; )))))))))))
mas quantos homens não se valorizam à custa do imenso valor das suas mulheres, may I ask?

Portanto, para Wilde, julgo eu, o problema era que ao "satisfazermos os nossos desejos" ele está a falar dos dele, os desejos homossexuais que tanta amargura lhe trouxeram. Num plano mais distante do personagem que lhe deu origem, eu digo que realmente, quando satisfazemos os nossos desejos e eles são nossos apenas, então são criações auto-propulsionadas e portanto nunca encontraremos no objecto do nosso desejo satisfação. Este é o mecanismo a que obedecem coisas tão simples como a voracidade dos putos em comerem Ovos Kinder ; ))))))))))) querem sempre uma coisa nova, aquele carrinho, aquele boneco, e por "mero" acaso aquele boneco que aparece na caixa dos kinders é o mais raro de todos ; )))))))))))))))))))

E agora ao trabalho!

9:13 AM  
Blogger Su said...

eu gosto de oscar wilde
gostei da frase

(já agora noisinho eu tb gosto dos kinders:))))))

jocas maradas

8:36 PM  
Blogger reverse said...

Noise:
O "cinismo homossexual" como tu referes, tão bem representado nesta citação, tem tb aplicação no mundo dos hetero. Eu pelo menos, como representante deste último grupo, por enquanto pelo menos :-)), acho que a frase me assenta como uma luva.
Quanto ao exemplo dos Kinder (de que eu n gosto) sim é verdade, somos (SOU) uns (UMA) insatisfeitos (A). Nada q eu já não soubesse há muito.
Bjs da Reversezinha

12:21 AM  
Blogger Su said...

eu tb sou uma eterna insatisfeita
mas gosto de kinders, pq adoro chocolate;);;)
jocas maradas de chocolate

1:23 AM  
Blogger noiseformind said...

Reverse e restante apreciadoras de chocolate Kinder,
Se estámos insatisfeitos só temos uma solução: satisfazermo-nos. Estar satisfeito não é estar imóvel, é estar feliz por se está onde se está, o que pode aumentar a vontade de caminhar para outro lugar ;)
Estar feliz e estar sempre no mesmo sítio à medida que mudamos e ele próprio muda é conformismo, pq mudámos para ficar no sítio, incapazes de formatar já o mundo À nossa volta...

8:55 PM  

Post a Comment

<< Home